A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária
exclusivamente dedicada à manutenção da saúde oral de crianças, adolescentes e
pacientes com necessidades especiais.
Esta especialidade alia à componente curativa uma forte componente preventiva, uma vez que o acompanhamento do desenvolvimento dos chamados “dentes de leite” é fundamental não só para assegurar corretas funções fonéticas e de mastigação, mas também e sobretudo, para diagnosticar e prevenir precocemente potenciais problemas, garantindo uma dentição definitiva saudável.
Odontopediatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal de crianças.
A Prótese Dentária Fixa é a área que lida com a reposição e/ou restauração de dentes através com a de substitutos artificiais que não são prontamente removidos da boca.
Implantologia dentária é um conjunto de técnicas cirúrgicas destinadas a reabilitar funcionalmente um paciente que sofre de edentulismo, total ou parcial, por meio da utilização de implantes dentários ou seja dispositivos, metálicos ou não, cirurgicamente inseridos no osso maxilar ou na mandíbula, ou acima do mesmo mas sob a gengiva, o qual por sua vez actua para permitir a ligação de próteses, fixos ou móveis, para o retorno da função de mastigação. Tais implantes podem ser de formas diferentes, inseridos em diferentes posições com diferentes técnicas e, em seguida, conectados com as próteses com sincronismo diferente.
A Cirurgia Oral é a especialidade da Medicina Dentária
dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações, lesões e
patologias da cavidade oral e estruturas anexas.
A correção das alterações e
patologias da cavidade oral pelo seu dentista permite melhorar
significativamente a capacidade estética e funcional, nomeadamente as funções
fonéticas, de mastigação e deglutição, em muitos casos com resultados visíveis
na autoconfiança e envolvimento social dos pacientes
A Prótese dentária removível é destinada à reposição de dentes perdidos e tecidos adjacentes através de uma prótese planejada para ser removida pelo usuário sem ser necessária a intervenção do seu dentista.